Boas vindas

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Como surgiu o dia das mães.

Como surgiu o dia das Mães.

    A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a Sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancas para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.
    Anna Jarvis fundou o dia das mães em memória a sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis. Desde então todo mundo começou a comemorar oficialmente essa data.
    Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais cativo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveriam proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.
    Face à aceitação geral, a Sra Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
    A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
    Hoje em dia, muitos de nós celebramos o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. Mas nunca é tarde para começarmos a demonstrar o grande amor. respeito e carinho a pessoa que nos deu a vida com muito carinho, assim como fez Anna Jarvis.
   Apesar de ter passado mais de um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.

    E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos deu a vida.  
   Aqui no Brasil comemora-se no segundo domingo de maio o dia das mães.
 E a você Mãe.
Mãe branca, mãe negra
mãe pobre, mãe rica
mãe de todas as crenças e de todos os credos,
mãe de barriga ou mãe de vida, mãe desde sempre escolhida...
Os tipos de mães mudam, mas o amor não.

Felicidades mães, mulheres de coragem, heroínas e companheiras 
de todas as horas, que fazem com que a vida perpetua e que nossa escola seja recheada de filhos amados e
que tem mães que os amam de todo coração.

Feliz dia das mães.

Direção e funcionários.

Nenhum comentário: