Ler é preciso.
A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.
O Projeto - Hora do Conto que acontece na biblioteca é pautado nestes princípios, de uma forma dinâmica onde os próprios alunos contam sobre os livros que leem no decorrer da semana, fazem pesquisas em dicionários para descobrirem o significado das palavras desconhecidas e as vezes dramatizam histórias.
Solidariedade também é praticada na biblioteca.
A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.
O Projeto - Hora do Conto que acontece na biblioteca é pautado nestes princípios, de uma forma dinâmica onde os próprios alunos contam sobre os livros que leem no decorrer da semana, fazem pesquisas em dicionários para descobrirem o significado das palavras desconhecidas e as vezes dramatizam histórias.
A maior aventura de um ser humano é viajar,
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
E descobrir o que as palavras não disseram...
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
E descobrir o que as palavras não disseram...
Augusto Cury
Matéria postada por I.F.B.S. -Outubro de 2013
A recuperação da aprendizagem é algo necessário
em nossos alunos, pois nem todos conseguem aprenderem no mesmo tempo escolar e
eu Iracema, bibliotecária do 3º turno, venho desde 2012, dando atenção em um
tempo determinado na biblioteca para recuperar alunos com ajuda dos que
já venceram os objetivos. Aí estão os alunos colaboradores, os quais agradeço
de coração pelos esforços que fizeram e continuam fazendo neste ano de 2013 ajudando a recuperar os colegas nos conteúdos e fazendo com que todos vençam os desafios
da Matemática.
Alunos recuperadores: Helena, Cristiano, Daniel e Rafael. |
Com as aulas de recuperção que dão, tornaram mais amigos e passaram tirar notas melhores. |
Além de ajudarem na recuperação, ainda ajuda na produção de materiais para a biblioteca. |
Exemplos assim, podem ser seguidos. |
A solidariedade deve ser motivada em nossos alunos. |
Alunos: Tiago,Vitor e outros vem sendo recuperados pelo aluno Cristiano desde 2012 com apoio e suporte da bibliotecária. Matéria postada por I.F.B.S.- Julho de 2013 |
"Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade." (Cora Coralina)
Segundo grupo de teatro da biblioteca Rui Barbosa.
para
O segundo grupo de
teatro da biblioteca Rui Barbosa da Escola Estadual Santa Terezinha de Lagoa grande,
começou a fazer suas apresentações com muito entusiasmo e dinamismo para os
alunos do 1º ao 5º ano.
Parabéns alunos
atores e alunos e professores que foram até a biblioteca assistirem a peça
teatral: Planeta dos meus sonhos.
Teatro na biblioteca é mais uma ação desenvolvida pela bibliotecária do 3º turno e com os alunos atores do 1º turno que realiza seus ensaios extra turno com muita responsabilidade.
Teatro na biblioteca é mais uma ação desenvolvida pela bibliotecária do 3º turno e com os alunos atores do 1º turno que realiza seus ensaios extra turno com muita responsabilidade.
Alunos do segundo grupo de teatro da biblioteca : Fernanda, Daniel, Rafael, Iasmin, Cristiano, Helena e Bruna.
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante,
chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a
peça termine sem aplausos."
Matéria postada por IFBS. Maio de 2013.
Matéria postada por IFBS. Maio de 2013.
Professoras que trabalham na biblioteca.
Excursão pela escola promove leitura e conscientização.Professoras: Cida, Patrícia, Fernanda, Valéria, Ana Laura, Hérica e alunos do 1º ao 5º ano juntamente com a bibliotecária do 3º turno Iracema, em excursão pelos pátios da escola para horas de leitura e conscientizção sobre a Dengue, alimentação saudável e o valor do livro.
" Uma atitude saudável é contagiosa, mas não espere para contagiar-se através dos outros. Seja um portador."
Mestre ArievlisA dengue pode estar perto de você, não deixe água parada!!
Água parada é dengue na jogada!!!
Uma alimentação saudável é a base do meu bem estar;
E o meu bem estar é a base da minha felicidade...
É desde a infância que se cria os bons hábitos alimentares para uma vida inteira, e cabe a nós, educadores e pais, encaminhar nossas crianças nesse sentido, para que sejam fortes e saudáveis.
Aquele que tem por vício a leitura, droga alucinógena das
mais leves, acabará cada vez mais dependente dela. E o pior, passará
para drogas mais pesadas, como a escrita. Nesta fase crítica, o leitor,
agora escritor, tende a fugir regularmente da realidade e ter devaneios
de que, assim como Deus, é criador de Universos inteiros.
Jefferson Luiz Maleski
Prevenção e conscientização é a solução...
Na luta contra a dengue nem você nem a água podem ficar parados!!!!
"A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados. "
Matéria postada por I.F.B.S.
Dengue
Dengue
O vírus
da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um
mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos
quintais e dentro das casas.
Existem 4
tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as
diferentes formas da doença.
Observação
importante: Depois de muitos anos sem registro de nenhum caso de contaminação,
o sorotipo 4 voltou a circular em alguns estados do Brasil. Especialmente as
crianças e os jovens não desenvolveram imunidade contra ele. Por isso e para
evitar a dispersão desse vírus, o Ministério da Saúde determinou que todos os
casos suspeitos de dengue 4 sejam considerados de comunicação compulsória às
autoridades sanitárias no prazo de 24 horas.
Sintomas
A grande
maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam
evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna,
similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações
da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue,
forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento
especializado.
a) Dengue clássica.
Nos
adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início
repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas,
atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Num período de 3 a
7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode
persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.
Nas
crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia,
sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar
presente ou não.
b) Dengue
hemorrágica.
As
manifestações iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas da forma clássica.
Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem
sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos
vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas), além de outros. Em casos
mais raros, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias
urinárias.
c) Síndrome do choque associado
à dengue.
O
potencial de risco é evidenciado por uma das seguintes complicações: alterações
neurológicas (delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema,
psicose, demência, amnésia), sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência
hepática, hemorragia digestiva, derrame pleural. As manifestações neurológicas,
geralmente, surgem no final do período febril ou na convalescença.
Diagnóstico
O
diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento
direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença ou por exames de
sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos).
A prova
do laço está indicada nos casos com suspeita de dengue, porque avalia a
fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas.
Vacina
Uma
vacina contra os quatro tipos da dengue, desenvolvida a partir de uma cepa do
vírus vivo, geneticamente modificado, está sendo testada em humanos. Até o
momento os voluntários não apresentaram reações adversas.
Tratamento
Não
existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para
evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos
são as medidas de rotina para aliviar os sintomas.
Pacientes
com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob
nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, pois jamais podem usar
antitérmicos que contenham ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral,
etc.), nem anti-inflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan),
que interferem no processo de coagulação do sangue.
Recomendações
* Dengue
é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de
maior gravidade;
* A
pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode
infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica;
* A
identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamental para o
controle das epidemias;
*
Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a
transmissão da doença.
Profissionais e alunos da Escola Estadual Santa Terezinha estão fazendo sua parte, junte se a nós e vamos fazer com que este mosquito fique longe de nós.
Acabar com os focos de água limpa e parada depende de você.
Matéria postada por I.F.B.S.
A página do cantinho da biblioteca era fonte de leitura para muitos alunos. Uma pena que alguém que não tem o que fazer a deletou quase toda de 08 a 10-05-2013. Irei tentar refazê-la, pois ver nosso aluno feliz é meu maior prazer.
Algumas atividades desenvolvidas pela bibliotecária do 3º turno.
Primeiro grupo de teatro da biblioteca Rui Barbosa, dirigido pela bibliotecária do 3º turno.
"O teatro é um meio muito eficaz de educar o público; as escolas precisam investir mais nesta arte."
Alunos do 6º ano F: Cássio, Barbara,Lara, Ana Clara, Lília Eduarda, Vitória Regina, Samara, Sabrina, Jéssica e João Vitor apresentaram a peça teatral: O mistério da escola na biblioteca várias vezes para plateias variadas. Suas apresentações ficaram marcadas na História de nossa biblioteca em 2012. Parabéns e continuem brilhando também na vida.
O projeto Hora do Conto foi destaque na promoção da leitura, onde alunos, professores e bibliotecária fez com que o livro tornasse fonte de prazer e de cultura para nossos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
O show de danças foi mais uma das atividades que aconteceu na biblioteca .
Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança
Mas a paixão que vai na alma de quem dança.
Mas a paixão que vai na alma de quem dança.
Alunos atores : Vitória, Cássio, João Vitor, Ricardo e Rafael. |
Alunos portadores de necessidades especiais recebem apoio de colegas nas apresentações e fazem bonito..
Nossa biblioteca é palco para todos que querem demonstrarem seus dons artísticos.
Aluna Lília Eduarda como mestre de Cerimônia.
Aluno Cristiano declamando poemas que ele mesmo produziu. |
O blog virou fonte de leitura para nossos alunos em horários vagos e com isto, o estímulo para a leitura.
Aluna se destaca lendo mais de um livro por mês e visitando a bibliotecária para comentar sobre os livros lidos.
Através de incentivo diário alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio passaram ter mais interesse pela leitura. A aluna destaque na leitura em 2012 foi Geany. Parabéns e continue descobrindo outros mundos através da leitura. Como professora destaque no projeto: Caixas Voadoras tivemos a professora de Português Diva Helena que durante todo o ano de 2012 promoveu a leitura com seus alunos com bastante entusiasmo e compromisso. Parabéns e continue brilhando nos palcos dos bons leitores.
Alunos do 1º ao 5º ano criaram hábito de ler ao menos um livro por semana e contar sobre o livro para a bibliotecária em uma visita programada entre professora e bibliotecária.
A leitura diária saiu dos livros e alunos e professores passaram a vivenciá-los criando números artíticos maravilhosos.
No final do ano de 2012 foi encerrado o projeto: Hora do Conto com chaves de ouro, onde os alunos que mais leram foram homenageados com medalhas na danceteria Recanto.Parabéns professoras: Maria das Graças, Ana Laura, Iris, Maria Aparecida, Natália, Alzânia, Valéria e Deniza por ter envolvido com os projetos da biblioteca e feito com que a leitura tornasse realidade para nossos alunos. Bibliotecária Iracema.
Matéria postada por IFBS. - dezembro de 2012.
5 comentários:
Ai que saudades do tempo em que eu estudava nesta escola. Tinha vários projetos e é claro que eu sempre participava com muito orgulho, era muito divertido. Pois além da diversão eu aprendia muito. Att, Ex-aluno Diêgo Bernardes Prado.
Adorei fazer o teatro e participar dos trabalhos que a senhora Dona Iracema passa, por isso queria - lhe dizer que continue sendo está pessoa exemplar!!
Prabéns por toda essa dedicação!!!
Parabéns Geany, estou muito orgulhosa por você... Parabéns e continue lendo!!! Abraços carinhosos!!!
Estes alunos estão de parabéns com as atividades que desevolvem na biblioteca. Continuem blilhando e encantando com história bonitas de se ver.
Adorei fazer o teatro com a senhora dona Iracema você está de parabéns!!!
Postar um comentário