Produtos industrializados.
Ao trabalhar o tema produtos industrializados a Professora Vanilda Vaz, levou a turma a pesquisar sobre os aditivos que os compõe e produzir novos alimentos a partir dos mesmos com os alunos do 7º anos A e B
Quem é exigente com a qualidade dos produtos, mas não com a sua qualidade de vida, trai a sua própria felicidade.
Augusto Cury.Parabéns professora Vanilda e alunos do Sétimos anos A e B pela inovação de práticas que dão significado a aprendizagem.
Prática pedagógica realizada pela professora Nádia em 2013.
Célula unidade básica de todos os seres vivos.
Pra que os alunos
entendessem melhor a composição das células: animais e vegetais a professora de
Biologia Nádia Aparecida montou maquetes juntamente com os alunos do 2º ano do
Ensino Médio com o objetivo de perceber as diferenças que existem entre as
células animais e vegetais, como também as funções dos organoides que as compõem.
Parabéns professora e alunos por práticas significativas. Continue....
Matéria sugerida pela professora Nádia Aparecida.
Postada por I.F.B.S. em 20-04-2013
Prática Pedagógica realizada pela professora Iracema- 2011-
Uma excursão pelo Cerrado.
Objetivos - Visitar partes do cerrado e descrever como se dá suas peculiaridades.
-Conhecer flora e fauna do ecossistema
- Sensibilizar para a necessidade da preservação.
“Se você tem metas para um ano. Plante arroz
Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore
Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança
Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.”
Confûcio
“Tão importante quanto semear flores, é semear ideias. Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você vai estar contribuindo para o florescimento de uma ótima causa.”
Deivison Cavalcante Pedrosa
Introdução
Conhecendo um pouco sobre o cerrado.
Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região Centro-Oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí.
Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região Centro-Oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí.
Infelizmente,
em função do avanço da agricultura nesta região, principalmente de
soja, o cerrado vem diminuindo de tamanho com o passar dos anos. O
crescimento da pecuária
de corte também tem colaborado para a diminuição deste tipo de
vegetação. Ambientalistas afirmam que, nos últimos 50 anos, a vegetação
do cerrado diminuiu para a metade do tamanho original.
Características do Cerrado:
- Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- As raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- As cascas destas árvores são duras e grossas;
- As folhas são cobertas de pelos;
- Presença de gramíneas.
O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.
Características do Cerrado:
- Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- As raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- As cascas destas árvores são duras e grossas;
- As folhas são cobertas de pelos;
- Presença de gramíneas.
O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.
Animais do Cerrado
As
principais espécies de animais encontradas no Cerrado são: anta, cervo,
onça-pintada, cachorro-vinagre, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira,
gambá, ariranha, gato-palheiro, veado-mateiro, cachorro-do-mato, macaco-prego,
quati, queixada, porco-espinho, capivara, tapiti e preá.
Curiosidades:
Curiosidades:
-
É comemorado em 11 de setembro o Dia do Cerrado.
Postada por I.F.B.S.
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