Boas vindas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Dengue tem solução, uma das coisa é união com informação.


     Professores e alunos do 1º ao 5º ano juntamente com a bibliotecária do 3º turno em excursão pelos pátios da escola para horas de leitura e conscientizção sobre a Dengue, alimentação saudável e o valor do livro.
   Uma atitude saudável é contagiosa, mas não espere para  contagiar-se através dos outros. Seja um portador."
Mestre Arievlis




A dengue pode estar perto de você, não deixe água parada!!
Água parada é dengue na jogada!!!






Uma alimentação saudável é a base do meu bem estar;
E o meu bem estar é a base da minha felicidade...







É desde a infância que se cria os bons hábitos alimentares para uma vida inteira, e cabe a nós, educadores e pais, encaminhar nossas crianças nesse sentido, para que sejam fortes e saudáveis.




Aquele que tem por vício a leitura, droga alucinógena das mais leves, acabará cada vez mais dependente dela. E o pior, passará para drogas mais pesadas, como a escrita. Nesta fase crítica, o leitor, agora escritor, tende a fugir regularmente da realidade e ter devaneios de que, assim como Deus, é criador de Universos inteiros.
Jefferson Luiz Maleski





Prevenção e conscientização é a solução...{#}

Na luta contra a dengue nem você nem a água podem ficar parados!!!!



     
A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados. 
     

                         
                                                             Matéria postada por I.F.B.S.
                                                                           Dengue
    O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.
Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença.
    Observação importante: Depois de muitos anos sem registro de nenhum caso de contaminação, o sorotipo 4 voltou a circular em alguns estados do Brasil. Especialmente as crianças e os jovens não desenvolveram imunidade contra ele. Por isso e para evitar a dispersão desse vírus, o Ministério da Saúde determinou que todos os casos suspeitos de dengue 4 sejam considerados de comunicação compulsória às autoridades sanitárias no prazo de 24 horas.

                                               Sintomas
      A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento especializado.
a) Dengue clássica.
    Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.
Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar presente ou não.
b) Dengue hemorrágica.
    As manifestações iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas da forma clássica. Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas), além de outros. Em casos mais raros, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias.
c) Síndrome do choque associado à dengue.
    O potencial de risco é evidenciado por uma das seguintes complicações: alterações neurológicas (delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia), sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, derrame pleural. As manifestações neurológicas, geralmente, surgem no final do período febril ou na convalescença.
                                                                      Diagnóstico
     O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos).
A prova do laço está indicada nos casos com suspeita de dengue, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas.

                                                                      Vacina
    Uma vacina contra os quatro tipos da dengue, desenvolvida a partir de uma cepa do vírus vivo, geneticamente modificado, está sendo testada em humanos. Até o momento os voluntários não apresentaram reações adversas.
                                                              Tratamento
    Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas.
Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, pois jamais podem usar antitérmicos que contenham ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.), nem anti-inflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan), que interferem no processo de coagulação do sangue.
                                                                Recomendações
* Dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade;
* A pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica;
* A identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamental para o controle das epidemias;
* Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.

  Profissionais e alunos da Escola Estadual Santa Terezinha estão fazendo sua parte, junte se a nós e vamos fazer com que este mosquito fique longe de nós.












Corte as asinhas da dengue, negue água para o mosquito transmissor.
Acabar com os focos de água limpa e parada depende de você.

                               Matéria postada por I.F.B.S.


sábado, 20 de abril de 2013

Semana de parceiros na escola nos deixam mais sintonizados.




    Só se constrói uma escola de qualidade com parcerias que se dedicam e buscam incansavelmente o melhor para uma instituição.

    Desde o dia 10-05-2013 estamos recebendo visitas de profissionais amigos em nossa escola, com a finalidade de ajudar a todos encontrar um jeito de elevar cada vez mais nossa escola a prática de sua verdadeira missão e fazer com que o projeto político pedagógico se desenvolva sem nenhum entrave em todos os processos.
    Visitaram e deixaram marcas positivas em nossa escola: Analistas Educacionais da Secretaria da Educação de Belo Horizonte-MG. e da  SRE de Patos de Minas de MG.
          Inspetora Lìvia Gomes da SRE de Patos de Minas, juntamente com as Analistas Educacionais: Wanda Léa Araújo da Costa e Maria Aparecida L. F. Chioli da Secretaria de Educação de Belo Horizonte-MG.


 Analista Educacional Ronaldo da  SRE - Patos de Minas conversando com os professores da escola com a finalidade de orientá-los e motivá-los para a prática dos parâmetros escolares de forma segura e construtiva.










       Analista Educacional da SRE de Patos de Minas, Zani Lício Machado, contagiando nossos alunos com suas Histórias mágicas e encantadoras.                        







 Motorista da  SRE de Patos de Minas,  Sr Nunes Geraldo Cunha, que veio trazer nossas profissionais e aproveitando para levar um pouco dos livros didáticos novos que estão em excesso em nossa escola.

 
   Não fotografamos, mas gostaríamos de registrar que tivemos a visita das Técnicas e Inspetora do livro didático, as Sras: Bernadete C. Camargos e Maria Florinda e do motorista Emerson Pedra Santos que também já levou livros didáticos para a SRE por duas vezes.
    A todos vocês nosso muito obrigado pelo trabalho e contribuição que assumem de coração em nos ajudar fazer com que nossa escola torne cada dia melhor.

                                                Direção e profissionais da instituição.
                                                           Matéria postada por I.B.F.S.

    A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.
(John Ruskin)


domingo, 14 de abril de 2013

Avaliação do PAAE com uso das tecnologias da escola.



    Mais uma vez nossos alunos são submetidos à avaliação do PAAE, avaliação esta que acontece em todas as escolas do estado de MG.
    Em nossa escola o ensino médio faz suas provas via internet e o ensino fundamental na forma tradicional, onde as formas de aplicação não interferem nos objetivos propostos.
    Desta vez são os próprios professores que estão acompanhando o processo.
    Parabéns professores e alunos que estão envolvendo com o projeto e aproveitando para o crescimento pessoal.
Professora Kátia Machado e  alunos do 1ºano do Ensino Médio. 
 



































Quando alunos e professores se envolvem com o processo ensino aprendizagem, a escola fica melhor.
                                              Matéria postada por I.F.B.S.